Coordenador : Luciana dos Santos Medeiros
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 400128.2206.369716.23112023
Departamento/Setor: MSV
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Apesar do público alvo serem Médicos Veterinários e Estudantes de graduação em Medicina Veterinária de qualquer universidade, sabe-se que o esperado é que se tenha um público maior da própria UFF pois o evento será administrado na Faculdade de Medicina Veterinária da UFF. Não teremos cota para Profissionais e Estudantes internos ou externos, e sim uma cota geral de 200 inscrições.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense (UFF)
Objetivo
Abordar os desafios da finitude na perspectiva do médico veterinário e do tutor Demonstrar importância dos cuidados paliativos na medicina veterinária Esclarecer as diferenças entre eutanásia, distanásia, ortotanásia, kalotanásia e mistanásia Orientar como conduzir a comunicação de más notícias e a despedida Alertar sobre a psicoterapia como pilar fundamental para a saúde mental dos médicos veterinários Criar espaço de fala para Médicos Veterinários e Estudantes da graduação de Medicina Veterinária
Resumo
Atualmente, a expectativa de vida de animais domésticos vem aumentando cada dia mais e com isso, há um maior vínculo afetivo entre tutor e seu pet, que passa a ser membro da família. Com o avanço da tecnologia, novos meios de diagnóstico e tratamento das principais enfermidades na rotina da clínica de animais de companhia são descobertos a cada dia e incorporados à rotina, gerando uma falsa impressão de que sempre haverá solução e melhora alcançável do animal. A verdade é que cada animal de companhia terá seu momento final, mesmo com uso das técnicas mais modernas de manejo e tratamento. Dentro deste cenário, há uma intensa necessidade de instrução dos Médicos Veterinários acerca da finitude, processos de abreviamento de sofrimento, cuidados paliativos, bem como de comunicação com o tutor acerca destes assuntos O objetivo do projeto O que não te contaram sobre a finitude na Medicina Veterinária, é orientar Médicos Veterinários e alunos de graduação sobre assuntos que abrangem cuidados paliativos e processo de luto, instruindo assim uma melhor comunicação de más notícias com tutores, para que os profissionais saibam lidar com este momento extremamente delicado. Essa instrução e disseminação de informação será feita por meio das redes sociais e eventos como palestras e workshops com palestrantes convidados especialistas nos temas abordados, como cuidados paliativos, comunicação de mas notícias e saúde mental na medicina veterinária.